Enem: o maior “vestibular” da História do Brasil

Por Aparecida da Silva Xavier Barros, mestre em Ciências da Educação, pesquisadora e professora da rede estadual de Pernambuco. Bezerros, PE, Brasil.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou o maior “vestibular” da História do Brasil. E isso aconteceu mediante vários acertos, erros e confusões. No artigo “Vestibular e Enem: um debate contemporâneo”, Aparecida da Silva Xavier Barros, mestra em Ciências da Educação, pesquisadora e professora da rede estadual de Pernambuco, discute as principais implicações dessa prova nacional para a educação brasileira.

Se para aqueles que defendem o exame, ele é um instrumento de acesso democratizado pelo mérito do estudante, na opinião dos críticos, o Enem se tornou classificatório como qualquer outro exame de seleção e também revela as intoleráveis disparidades de qualidade entre escolas privadas e públicas. Além disso, ao transformar a prova em um gigantesco vestibular, o país perde um instrumento importante de avaliação do ensino médio. Em um exame de seleção como este se avalia bem os melhores alunos, mas não os demais.

Neste cenário, o artigo sugere que o Enem ainda requer muitos ajustes. Os resultados deste estudo reforçam que os nossos instrumentos de acesso à universidade, guiados por uma lógica individualista e competitiva, colocam o êxito quase exclusivamente como uma responsabilidade individual e dissimulam todo um conjunto de fatores que são determinantes para a aprovação dos estudantes.

Para ler o artigo, acesse:

BARROS, A.S.X. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: aval. pol. públ. Educ.[online]. 2014, vol. 22, n. 85, pp. 1057-1090. [viewed 2014-11-28]. ISSN 0104-4036. DOI: 10.1590/S0104-40362014000400009. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000400009&lng=en&nrm=iso.

Link externo:

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – http://www.scielo.br/ensaio/

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Enem: o maior “vestibular” da História do Brasil. SciELO em Perspectiva: Humanas. [viewed 05 March 2015]. Available from: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2014/11/28/enem-o-maior-vestibular-da-historia-do-brasil/

Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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