Avanços da tecnologia no século XXI: novos paradigmas da Educação

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Os últimos 50 anos evidenciaram mais de 80% de todo progresso científico ocorrido em três séculos de história contemporânea. As novas tecnologias dominam indústrias, serviços, informação, comunicação e sociedade, criando o que hoje é reconhecida como a quarta revolução industrial. A velocidade, amplitude e profundidade desses avanços têm exigido repensar valores sociais e propor novos paradigmas da educação. Atuais modelos educacionais e escolas precisam entrar em consonância com habilidades e competências requeridas para a era da inteligência artificial, aprendizado de máquina, internet das coisas e computação em nuvem. Uma era de rápidas mudanças na ciência, tecnologia e mercado de trabalho, que impõe capacitar professores e formar estudantes para uma sociedade cambiante. Neste cenário, o professor assume papel preponderante de orientador e estimulador do processo de apredizagem. As grades curriculares ganham uma estrutura flexível e aberta, em que cada aluno pode traçar seus próprios caminhos. O aluno se torna um estudioso autônomo capaz de acessar sistemas especialistas em busca de conhecimentos e formar seus próprios conceitos e opiniões. A escola, conectada com o mundo, figura mais como um ambiente para troca de conhecimentos e experiências entre professor/aluno e aluno/aluno. A avaliação, de forma contínua e individualizada, facilita a aprendizagem.  A aprendizagem é percebida para a vida, além de conteúdos e currículos,  proporcionando bases para uma busca permanente por conhecimentos coletivos, pessoais e profissionais.

 

Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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