Retratos da Escola

BNCC.jpgV. 13, n. 25 (2019)

A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias

DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i25

Sumário

Sumário PDF

 

Retratos da Escola: compromisso com a educação pública PDF
7-10

Entrevistas

A BNCC e a formação de professores: os atores e os atos de resistência PDF
13-30

Dossiê BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias
Márcia Angela da Silva Aguiar, Luiz Fernandes Dourado
PDF
33-37

 

Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação
Elizabeth Fernandes Macedo
PDF
39-58

 

Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
Alice Casimiro Lopes
PDF
59-75

 

A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia
Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Marcos Antônio Soares
PDF
77-90

 

A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas
Maria Luiza Süssekind
PDF
91-107

 

Educação com qualidade: um debate para além de atual
Emina Santos, Vivian de Lima Cabral
PDF
109-122

 

Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
Monica Ribeiro da Silva
PDF
123-135

 

BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
Ângela Cristina Alves Albino, Andréia Ferreira da Silva
PDF
137-153

 

O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica
Isabel Maria Sabino de Farias
PDF
155-168

 

BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores
Roselane de Fátima Campos, Zenilde Durli, Rosânia Campos
PDF
170-185

 

BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Álvaro Moreira Hypólito
PDF
187-201

 

Base Nacional Comum Curricular: os discursos sobre a docência
Nathália Fernandes Egito Rocha, Maria Zuleide da Costa Pereira
PDF
203-217

Espaço Aberto

A Educação Integral na Região Sul do Brasil
Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Rosane Carneiro Sarturi, Mônica de Souza Trevisan
PDF
219-237

 

Educação ambiental nos livros didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Kely Cristina Enisweler, Sandra Jouris Dias, Elocir Aparecida Corrêa Pires, Vilmar Malacarne
PDF
239-258

 

A Lei do Piso e a jornada: o trabalho docente nos estados
Márcia Aparecida Jacomini, Juca Gil, Edimária Carvalho de Castro
PDF
259-273

 

Contratação de docentes na EJA no município do Rio de Janeiro
Carla da Mota Souza
PDF
275-288

Relato de Experiência

Proposta de ensino na Física: o lançamento de foguete
Hercília Alves Pereira Carvalho, Felipe Endo Arruda Nitsche, Shalimar Calegari Zanatta
PDF
291-304


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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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