Formação docente e ensino de “Política Educacional” em instituições de educação superior do Rio de Janeiro

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Foto: Cláudio Pompeu (Gabinete de Imprensa da Fundação Cesgranrio)

Sala cheia para mais um evento promovido pela Fundação Cesgranrio. A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação realizou a IX edição do evento “Conversa com o autor“, no dia 25 de outubro, na Sala do Conselho da Fundação Cesgranrio, campus Rio Comprido.

Na ocasião, a Professora Laélia Portela Moreira (UNESA) conversou com o público presente  composto em sua maioria por mestrandos, doutorandos, professores universitários e funcionários da Fundação Cesgranrio – , sobre o seu artigo publicado recentemente na Ensaio nº 97.

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Professora  Laélia Portela Moreira (UNESA), autora do artigo. Foto: Cláudio Pompeu (Gabinete de imprensa da Fundação Cesgranrio) / Foto: Cláudio Pompeu (Gabinete de Imprensa da Fundação Cesgranrio)

No evento também foi feito o lançamento do nº 97 da revista Ensaio, publicada no Scielo e em outros indexadores nacionais e estrangeiros: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-403620170004&lng=pt&nrm=iso 

O debate contou com a mediação da Professora Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ), do Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro e membro do Conselho Editorial da revista Ensaio.

 

 

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Professora Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ) / Foto: Cláudio Pompeu (Gabinete de Imprensa da Fundação Cesgranrio)

Da Fundação Cesgranrio, completou a mesa, a Professora Érika Dias,  representando a Professora Fátima Cunha, Editora da revista Ensaio.

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Professora Laélia Portela Moreira (UNESA), Professora e Editora Adjunta da revista Ensaio Érika Dias e Professora Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ). Foto: Cláudio Pompeu (Gabinete de Imprensa da Fundação Cesgranrio).   

O artigo em questão teve por objetivo analisar o ensino de “política educacional” a futuros educadores. Na sua apresentação, a autora analisou o conteúdo das ementas e a bibliografias desta disciplina, lecionada em seis universidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, a fim de compreender o que as universidades entendem por política educacional e de que forma isto é ensinado aos futuros professores. Para a autora, o papel da disciplina, ao que parece, pelas ementas e bibliografia, é mais informativo que formativo. Trata-se de indicações do estado ou situação dos efeitos provocados pela existência de uma determinada política pública da educação, como se a prática docente nada tivesse com seu aprimoramento ou alteração. A Professora Laélia também inferiu com a sua pesquisa que o conteúdo da disciplina por vezes é muito otimista em relação ao que o aluno de Pedagogia vai de fato aprender e levar para a sala de aula. No momento do debate, as Professoras Fátima Cunha e Maria Celi chamaram a atenção para o fato de o ensino de “Política Educacional” ter relação direta com a formação de professores, tema que também foi debatido pela mesa e pelo público presente.

Para ler o artigo “Formação docente e ensino de política educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro” acesse:

http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857 

 

 

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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