Press Release – Darcy Ribeiro e UnB: intelectuais, projeto e missão

Darcy_Ribeiro1

ADELIA MIGLIEVICH-RIBEIRO
miglievich@gmail.com
Vitória, Espírito Santo, Brasil

A história da UnB, concepção original, lutas pela implantação e o golpe
sofrido em 1964, tendo seu campus invadido por tropas militares,
vem somar ao debate sobre os intelectuais públicos brasileiros
dos anos 1950 e 1960, a geração de Darcy Ribeiro, apostando
na reflexão sobre “universidade necessária” hoje.

 

Adelia Miglievich-Ribeiro, pesquisadora produtividade CNPq, docente dos PPGs de Ciências Sociais e de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresenta no âmbito do projeto Intelectuais Andarilhos na América Latina: o Brasil no exílio antecedentes que levaram ao Golpe civil-militar de 1964, interrompendo a construção da utopia de um Brasil soberano.

 

A memória da Universidade de Brasília (UnB) que compunha o plano educacional para a nova capital é relembrada assim como a luta de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro pela educação pública socialmente referenciada. Darcy Ribeiro, mentor da UnB, apoiado pela SBPC e engajados intelectuais brasileiros, enfrenta as campus_unb“forças do atraso” e propõe um modelo universitário em diálogo com a educação básica e as demandas sociais, ao mesmo tempo, a investir no desenvolvimento científico nacional e autônomo, dentro de uma estrutura original em que as ciências dialogam entre si bem como o saber e o fazer. O projeto, brusca e violentamente interrompido pelo golpe de 1964 é revisitado pela pesquisadora que defende a importância da cumulatividade do pensamento crítico na América Latina.

Os resultados da pesquisa histórico-documental e sociológica que toma como referência teórica, dentre outros, Karl Mannheim, é publicado ineditamente na Ensaio.

 

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017005006101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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