II Semana Acadêmica – Faculdade Cesgranrio

A Faculdade Cesgranrio promove entre os dias 5 a 9 de junho a II Semana Acadêmica. Desta feita, a Diretoria Acadêmica e os Coordenadores dos Cursos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Avaliação convidaram a Professora Fátima Cunha, editora da revista Ensaio e líder do departamento de Projetos Especiais da Fundação Cesgranrio para a palestra inaugural, intitulada: “Cesgranrio: uma história de sucesso”. O evento foi aberto pelo Professor Paulo Alcântara Gomes, diretor acadêmico da Faculdade Cesgranrio,

IMG_7140
Profaª Fátima Cunha e Prof. Paulo Alcântara Gomes.                                                                                                               Foto: Cláudio Pompeu

que agradeceu a presença do público, composto por professores, alunos do mestrado e da faculdade Cesgranrio e por pesquisadores e profissionais da Educação, e em seguida passou a palavra à professora Fátima.

 

A professora Fátima Cunha iniciou sua palestra informando ao público presente que está na casa há mais de 23 anos, e que sua história se confunde com a da Fundação. Contou como o professor Serpa e Nilton Sucupira idealizaram o vestibular unificado e como, aos poucos, a Fundação passou a executar os principais exames de avaliação do país – SAEB, posteriormente Prova Brasil, ENADE, ENEM, e todos os grandes concursos – Petrobrás, Banco do Brasil. Paralelamente a estas atividades, a Fundação promoveu cursos na área da Educação nos Estados, com foco na formação de professores. A professora citou o Estado do Tocantins como exemplo de sucesso, tendo em vista que o curso de formação de professores auxiliou aos profissionais nas salas de aula, mudando o resultado do IDEB daquele Estado. Para além disso, a Fundação sempre esteve presente nos debates sobre a Educação, organizando Seminários Nacionais e fóruns menores a fim de discutir os caminhos para melhoraria da qualidade da Educação brasileira em todos os níveis.

A professora destacou que além de atuar em avaliações nacionais, vestibulares e concursos, a Fundação desenvolveu o programa de aperfeiçoamento e capacitação profissional, criando o Mestrado Profissional em Avaliação, e recentemente, deu mais um passo na área da Educação, criando a Faculdade Cesgranrio, com o objetivo de socializar e disseminar os conhecimentos nas áreas da avaliação e gestão de recursos humanos, nos mais diversos segmentos, como educacional, cultural, hospitalar, empresarial, esportivo e social, entre outros.

IMG_7195
Público atendo no auditório da Faculdade Cesgranrio                                                                                                      Foto: Cláudio Pompeu

A professora citou todas as outras áreas nas quais a Fundação tem investido tempo e recursos. Em sua fala referiu o Projeto Social “Apostando no Futuro”, que beneficia quatro comunidades próximas ao campus da Fundação, e influi positivamente na vida das pessoas destas comunidades. Referiu também o empenho que a Fundação tem feito na área da Cultura. No âmbito da Cultura, a Fundação criou o prêmio de Teatro, um dos mais prestigiados do Brasil, o prêmio de literatura e de talentos na pintura. A construção do teatro Cesgranrio, com 350 lugares, também é motivo de orgulho para a casa, afinal, segundo o professor Serpa, não pode haver educação sem cultura.

 

A professora finalizou sua palestra afirmando que:

– Nunca aprendi tanto quanto aqui. Nós temos a voz e o voto para tomar as decisões sobre a educação brasileira.

Conforme a professora, o projeto da Fundação se construiu e se constrói em passadas firmes, sendo a Faculdade a mais recente iniciativa da família Cesgranrio, visando investir na Educação Superior a fim de contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva e de conhecimento diversificado.

Fátima Cunha Ferreira Pinto é uma educadora reconhecida, membro da Academia Brasileira de Educação e das Academias Fluminense de Educação e de Letras. É assessora da Presidência da Fundação Cesgranrio, editora da revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação e gestora do setor de Projetos Especiais da Fundação Cesgranrio.

Érika Dias
Coordenadora Editorial – Revista Ensaio

Anúncios

Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s