Plataformas digitais ganham espaço na vida dos concurseiros

Correio Braziliense

A carreira pública é muito procurada por pessoas que sonham em ter uma vida mais estável. No entanto, conciliar os estudos com as demais atividades nem sempre é uma tarefa simples. Como solução, plataformas de estudo online – que podem ser acessadas em qualquer horário e local, desde que haja internet – têm sido procuradas com frequência por quem almeja a aprovação em um concurso, mas não tem uma agenda flexível para frequentar cursos preparatórios.

Os cursinhos contam com professores que possuem experiência de estudo e vivência na área, sendo que alguns são ou já foram funcionários públicos. Eles transmitem o que aprenderam, com base nas provas que já fizeram e nas que acompanham, normalmente para turmas com dezenas de alunos. No entanto, há quem se sinta prejudicado em um ambiente de estudo com uma grande quantidade de pessoas.

Por meio de uma plataforma de estudos – site que auxilia o estudo para a aprovação em concursos públicos –, é possível desenvolver um plano de estudos personalizado, com base no tempo disponível para estudar, distribuído pelas disciplinas da área do processo seletivo que deseja participar. Alguns sistemas também fazem uma análise que aponta os conteúdos que o candidato precisa dedicar maior esforço.

Este é o exemplo do ‘QualConcurso’, uma plataforma criada em Brasília e que disponibiliza simulados para os estudantes, o que torna possível a averiguação do rendimento de cada um. “A plataforma foi idealizada como uma forma de sistematizar o estudo e mostrar as pequenas vitórias do usuário, dia após dia, até alcançar a tão sonhada aprovação. Não basta saber para onde está indo, é preciso saber a melhor maneira de chegar ao objetivo”, explica Victor Maia, idealizador do site.

As próprias empresas de cursos preparatórios para concursos também têm criado plataformas digitais de estudo, nas quais são disponibilizadas videoaulas, apostilas e simulados para os alunos assinantes. Há também vídeos gratuitos com explicações sobre diversos temas, disponíveis em canais do Youtube, por exemplo.

Rodrigo Ramos, analista legislativo do Senado Federal, foi aprovado no órgão sem ter participado de cursos preparatórios presenciais. “Como na época em que comecei a estudar eu estava empregado, não tinha tempo para cursinho do modo tradicional. Então, me vali, durante o tempo que tinha em casa e no translado casa-trabalho-casa, dos recursos digitais disponíveis: apostilas, simulados online e planilha de controle de estudos, basicamente”, conta.

O servidor público considera as plataformas digitais mais eficazes que o curso preparatório presencial. “O modelo tradicional é pouco flexível e, menos ainda, ‘personalizado’. Nos ambientes virtuais você pode montar seu próprio horário de estudo”, destaca. Rodrigo estudou para o concurso do Senado Federal durante nove semanas. “Esse tempo pode parecer pouco, mas quando se otimiza o estudo dá para fazer muita coisa. E isso, na minha opinião, só é possível quando se consegue aferir a sua evolução e calibrar a quantidade de horas a serem dedicadas por conteúdo, levando em consideração seu desempenho e o peso de cada matéria no concurso em questão”, conclui.

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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