Governo vai criar novo exame de certificação de ensino médio

Fonte: O Globo

Avaliação acontecerá em junho, e não substitui o Enem, informou ministério

Brasília — O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira a criação de um novo exame para fornecer a certificação de conclusão do ensino médio. Segundo o ministro Aloízio Mercadante, a avaliação, que será “mais leve” que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atenderá, principalmente, a alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A prova, que não terá validade para o ingresso em universidades públicos, acontecerá em junho, mas a data exata ainda não foi divulgada.

— Esse exame vai motivar muito os alunos do EJA, será um exame mais adequado para eles. O Enem é muito pesado para quem está apenas se certificando— afirmou o ministro.

Mercadante deixou claro que o Enem, principal porta de entrada no ensino superior do país, continuará sendo realizado anualmente. Como se sabe, o Enem é aplicado durante dois dias, durante os quais os estudantes têm que resolver 180 questões de múltipla escolha e fazer uma redação. As datas da prova deste ano ainda não foram divulgadas.

Ao realizar o Enem, os estudantes buscam a certificação da conclusão do ensino médio, mas, principalmente, vagas em universidades públicas. O novo exame oferecerá somente a certificação.

Evasão do ensino médio

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na qual o ministério divulgou dados do Censo da Educação Básica de 2015. Também no evento, o governo informou que vai lançar, no início de abril, um programa de busca ativa por 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos que deixaram a escola. De acordo com Aloizio Mercadante, a proposta é formar uma força tarefa com os governos estaduais para localizar esses jovens e incentivá-los a voltar às salas de aula. O projeto incluiria ainda equipes de saúde da família e assistência social.

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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