Revista Ensaio lança “Conversa com autor” com a professora Rosa Torte

Por Clarissa Macedo

A equipe de Projetos Especiais, responsável pela edição da Revista Ensaio, iniciou, no dia 9 de março, um novo projeto, chamado “Conversa com o autor”, com a professora Rosa Torte, que atua no projeto social “Apostando no Futuro”, da Fundação Cesgranrio.

Rosa possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (2000) e doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho, em Portugal (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, projetos sociais, integração escola-comunidade, educação de jovens e adultos, inclusão social, diversidade e editoração científica.

Na ocasião, a docente falou sobre sua tese de doutorado, que abordou a importância de programas de Alfabetização de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro e seu significado para a inclusão social dessa população a partir de aspectos relevantes relacionados com os protagonistas deste processo, como alunos, professores, coordenadores, gestores e especialistas. Ela iniciou a palestra um poema de sua própria autoria sobre o valor desses programas, que foi muito apreciado pelo público:

– A inclusão social tão proposta ultimamente, / Só poderá ir em frente com a alfabetização. / Pessoas esclarecidas: Cidadania, autoestima / Cuidados, preservação, se farão muito presentes. O que está faltando, então? – dizia a última estrofe.

Rosa discorreu sobre sua tese, apontando conceitos, questões norteadoras, dados pesquisados – como a legislação e o histórico de programas de alfabetização de jovens e adultos no país –, a metodologia de pesquisa e os resultados encontrados em suas análises. Ela reforçou que a alfabetização, mais do que favorecer a educação, é um instrumento para o fortalecimento da cidadania e da inclusão dessas pessoas, bem como para melhoria da qualidade de vida. Segundo a docente, a intenção de sua pesquisa é levantar os problemas e propor soluções sobre ações com tal enfoque:

– Espera-se que a presente Tese possa gerar contribuições para equacionar as questões cruciais que emperram a Alfabetização de Jovens e Adultos – encerrou ela.

Segundo a professora Fátima Cunha, gestora da equipe de Projetos Especiais e editora da Revista Ensaio, a “Conversa com o autor” vai estimular o debate dos temas abordados na publicação:

– Uma tarde por mês, um autor será convidado para conversar com um grupo de leitores sobre seu artigo publicado na Ensaio. O encontro visa a contribuir para o debate, sanar dúvidas e discutir propostas, a partir da reflexão do artigo – disse a educadora.

Anúncios

Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s