Uso Doméstico do Computador e Reprovação Escolar

 Press Release

Por Magda Floriana Damiani, Renata Moraes Bielemann, Ana Baptista Menezes, Helen Gonçalves

Docentes da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

O artigo analisa a possibilidade do uso doméstico de computador estar associado à menor ocorrência de reprovação escolar, em grupo de jovens integrantes de um estudo longitudinal.

Pesquisadoras da Universidade Federal de Pelotas – vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Epidemiologia – examinaram a associação entre uso doméstico de computador e reprovação escolar, em um grupo de 5.214 jovens, nascidos em Pelotas (RS), participantes do estudo Coorte de 1993, que os acompanha desde o nascimento, nesse ano. Segundo artigo publicado esta semana, na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, o uso de computador esteve associado à menor ocorrência de reprovação, aos 11, 15 e 18 anos de idade, quando comparado ao não uso. O estudo longitudinal permitiu identificar um possível período sensível – até os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.  Os resultados desse estudo contribuem para a discussão sobre os benefícios do uso do computador, por crianças e jovens, temática que tem gerado resultados contraditórios: alguns mostrando benefícios e outros mostrando problemas.

uso doméstico de computador; reprovação escolar; estudo longitudinal
Links eletrônicos que referenciam a fonte de onde foi produzido o material.
magda1 Magda Damiani  flodamiani@gmail.com

renata2 Renata Bielemann renatabielemann@hotmail.com

anamaria3 Ana Menezes anamene@terra.com.br

4 Helen Gonçalves hdgs.epi@gmail.com

http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/coorte_1993/index.php
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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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