Vem aí a Ensaio 90

Press Release

Sexo femenino y capacidades matemáticas:  desempeño de los más capaces en pruebas de rendimiento matemático

por Ramón García Perales

Hellín, Albacete (España)

Estudio de las diferencias entre sexos en una prueba de rendimiento denominada BECOMA, utilizando como marco de referencia las competencias, en este caso la matemática, y profundizando en el desempeño de los más capaces

La investigación fue desarrollada por el propio autor del artículo. El objetivo de la misma fue analizar las diferencias entre sexos según los resultados en una batería de evaluación de rendimiento matemático. La muestra fue seleccionada de colegios de diferente titularidad y entorno de la provincia de Albacete (España). Los resultados definitivos fueron obtenidos en 2014. En esta investigación fueron observadas diferencias estadísticamente significativas a favor de los hombres principalmente. Los alumnos más capaces fueron ubicados en los niveles de rendimiento 6 y 7 de la batería. Tras la prueba de bondad de ajuste ji-cuadrado fueron obtenidas diferencias estadísticamente significativas entre sexos a favor de los hombres en el nivel 6 de rendimiento matemático y, sin embargo, en el 7 o superior no existieron tales diferencias entre sexos.
Diferencias entre sexos; Pruebas de rendimiento; Razonamiento matemático; Diagnóstico de la competencia matemática; Alumnos con alta capacidad matemática.

Doctor en Educación por la UNED. Profesor del Departamento de Pedagogía de la Facultad de Educación de Albacete de la Universidad de Castilla La Mancha (UCLM). Profesor de Orientación Educativa en el CEIP “Nuestra Señora del Rosario” de Hellín (Albacete). Ha publicado diversos artículos de investigación y ha participado como ponente en diversos cursos y programas de máster. Su perfil investigador se centra en la Atención a la Diversidad, Altas Capacidades, Orientación e Intervención Psicopedagógica y Teoría e Historia de la Educación. Actualmente es investigador en la Línea 2 del Programa de Doctorado en Educación de la Escuela de Doctorado de la UNED y es miembro del grupo de investigación de la UCLM: “La adquisición de competencias en la formación docente para mejorar la calidad de la educación (EDUCALIDAD)”.

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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