Música espanhola na Candelária

Fonte: Movimento.com

Violonista espanhol Daniel Casares e Orquestra Sinfônica Cesgranrio tocam na abertura carioca do Festival Mimo 2015.

Na sexta-feira, dia 13 de novembro, às 18h30, acontece o concerto da estreia no Rio de Janeiro do Festival Internacional Mimo 2015, com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio – comandada pelo maestro Eder Paolozzi. No cenário neoclássico da Igreja da Candelária, o público vai assistir à vitalidade da música flamenca.

O solista convidado é o violonista clássico espanhol Daniel Casares, que faz a estreia no Brasil da sua primeira composição sinfônica para violão e orquestra, La Luna de Alejandra. A obra foi exibida pela primeira vez em 2014, no pátio de armas do Castillo de Gibralfaro, em Málaga, na Espanha – terra natal de Casares.

O repertório também inclui mais duas obras que remetem à Espanha. A Pavana para uma Princesa Defunta, do francês Maurice Ravel, foi criada em 1899 e remete à pavana, tradicional dança espanhola. O Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, uma das principais obras musicais espanholas e uma das mais interpretadas em todo o mundo.

“A música espanhola tem uma forte ligação com o nosso imaginário latino-americano. Casares é um grande solista, será uma honra estrear no Brasil e compartilhar com o público esta bela obra criada por ele”, comenta o maestro Paolozzi.

Repertório

La Luna de Alejandra faz sua estreia no Brasil neste evento de abertura do Festival Mimo. O concerto para guitarra flamenca e orquestra é a primeira composição sinfônica do celebrado violonista clássico Daniel Casares. A obra foi exibida ao público pela primeira vez este ano, dia 4 de julho, no pátio de armas do Castillo de Gibralfaro, em Málaga, na Espanha. Criado em homenagem à sua primeira filha, o concerto foi fruto de sua pesquisa e admiração pela obra de grandes autores, além da influência do contato com Cecilia Bartoli, cantora lírica mezzo-soprano italiana.

A Pavana para uma Princesa Defunta (Pavane pour une Infante Défunte) é uma obra musical do compositor francês Maurice Ravel. Composta quando o artista ainda estava no Conservatório de Paris, é classificada com pertencente ao movimento musical impressionista. Devido às suas raízes bascas, Ravel tinha uma predileção especial pela música espanhola. A pavana era tradicional dança espanhola em movimentos lentos, que gozou de grande popularidade nos séculos 16 e 17. A obra, cuja inspiração foi uma tela de Velásquez, foi originalmente escrita para piano e ganhou versão para orquestra em 1910.

O Concerto de Aranjuez, escrito em 1939 pelo compositor espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999), é uma das principais obras musicais espanholas, e uma das mais interpretadas em todo o mundo. Inspirada no belo palácio rococó de Aranjuez e criada para violão clássico e orquestra, a peça alcançou tal êxito que levou ao reconhecimento internacional do compositor. Seu adagio é particularmente popular, e já foi interpretado por diversos nomes da ópera e da canção popular. Cego desde a infância, Joaquín escreveu toda sua prodigiosa obra em braile.

Sobre o solista

Daniel Casares é natural de Málaga, na costa sul da Espanha, no Mediterrâneo. Ele é um dos principais violonistas clássicos da atualidade, além de compositor. Casares combina apuro técnico com criatividade e apresenta um novo flamenco, que respeita a tradição e busca fôlego na fusão com elementos do jazz e da pop music. Tem seis discos lançados que foram bem-recebidos pela crítica e já recebeu diversos prêmios e homenagens, entre eles o ACE Award for Extraordinary Performance in Concert, da Association of Latin Entertainment Critics of New York (2004). Apontado pela crítica como o sucessor de Paco de Lucia, o premiado artista é, aos 35 anos, um dos principais guitarristas flamencos da atualidade e acaba de lançar o sexto CD de carreira, dedicado ao conterrâneo Pablo Picasso, Picassares.

Sobre o regente

Eder Paolozzi é o regente titular da nova Orquestra da Fundação Cesgranrio. Paulista, criado em terras cariocas e com formação internacional, já é um dos principais protagonistas do cenário de renovação da música clássica do Rio. Em julho de 2013, foi premiado no Festival Musica Riva, na Itália, o que rendeu o convite para reger, na Armênia, a State Youth Orchestra of Armenia. Como maestro, atuou também na Inglaterra e Itália, onde regeu a World Youth Orchestra, a Orquestra Reino di Aragón, a Orchestra Giovanile Luigi Cherubini e Salzburg Philharmonic Orchestra. Formou-se em regência, composição e piano no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, o mais prestigioso da Itália, e, em violino, no Trinity College of Music, em Londres. No Brasil, estudou com o maestro Isaac Karabtchevsky e atuou como maestro convidado em algumas das principais orquestras do país como a Petrobras Sinfônica e as Sinfônicas da Bahia, do Recife e de Porto Alegre. Em 2011, foi convidado pelo maestro Karabtchevsky para trabalhar no projeto Corais da Paz, em escolas do Estado do Rio de Janeiro, até 2012.

Sobre a orquestra

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, a Fundação Cesgranrio criou a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, que visa oferecer formação musical e artística, proporcionando o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização para jovens músicos. O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, ressalta que a Orquestra atuará de maneira itinerante, apresentando-se para crianças, jovens e adultos de diferentes perfis e classes sociais em múltiplos espaços. Desta forma, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio pretende contribuir para despertar o potencial artístico dos músicos e das plateias.

Confira a programação completa do Festival Mimo na página do evento.

Serviço:

Concerto de estreia no RJ do Festival Internacional Mimo 2015

Orquestra Sinfônica Cesgranrio

Eder Paolozzi, regente

Daniel Casares, violão

13 de novembro, sexta-feira, às 18h30

Igreja da Candelária (Praça Pio X, s/n, Centro – Rio de Janeiro)

Entrada franca

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Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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