Pesquisa analisa estratégias midiáticas dos setores das telecomunicações no apoio às políticas de avaliação oficiais

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Texto extraído de humanas.blog.scielo.org

Simone Barreto Anadon, Professora adjunta, Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Educação, Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Desde o final dos anos de 1980, múltiplos esforços vêm sendo realizados com o objetivo de mobilizar a sociedade para atuar de forma mais ativa e responsável nas políticas oficiais de reestruturação da educação, considerando os desafios da extensão da escolaridade básica no país e sua distribuição desigual entre a população e o sofrível desempenho desse sistema, frente às exigências da globalização e do sistema financeiro internacional. A perspectiva de otimização de custos-benefícios levou os diferentes governos a investir em políticas, programas e projetos que centralmente tratam a questão educacional dentro de uma perspectiva econômico-empresarial, buscando resultados em curto prazo. Parcerias público-privadas, envolvimento do chamado terceiro setor, de fundações e de outros agentes sociais são a tônica do que tem se denominado na literatura educacional como um movimento de responsabilização e autorresponsabilização de todos e de cada um pela educação no país. Nessa direção, alguns setores empresariais, como o das comunicações, têm tido um papel significativo no apoio e na sustentação das políticas educacionais e suas estratégias, criando um consenso em torno de sua legitimidade e motivando a população para com elas colaborarem ativamente.

O trabalho investigativo realizado selecionou uma seção do site “Educar para Crescer” para abordar as estratégias discursivas utilizadas no intuito de convencer a população, e especialmente os pais, da necessidade e importância dos testes padronizados, e a consistência do IDEB para se considerar o que é uma educação, uma escola e uma prática pedagógica de qualidade. Dessa forma, o site consiste em um espaço entre outros que divulga o discurso de responsabilização sobre a qualidade da educação nacional, posicionando a todos de maneira muito particular. Mesclando aspectos da tradição pedagógica com discursos de caráter gerencial e desenvolvimentista, e recursos imagéticos da indústria cultural de massas como a telenovela brasileira, o artefato convence e mobiliza afetos.

De acordo com as pesquisadoras, todos são convocados a verificar índices, indagar sobre os desempenhos junto aos docentes, engajar-se em propostas que viabilizem atingir as metas e responsabilizar-se pela gestão e transformação dos desempenhos das escolas. “Auditar para crescer” poderia resumir a convocação que o discurso empreende, fomentando a vigilância dos diferentes agentes sociais para consolidar os objetivos das reformas oficias.

Para ler o artigo, acesse:

ANADON, S. B. and GARCIA, M. M. A. “Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp. 341-365. [viewed 22th June 2015]. ISSN 0104-4036. DOI: 10.1590/S0104-40362015000100014. Available from: http://ref.scielo.org/xgjfcv

Link relacionado:

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – http://www.scielo.br/ensaio/

Autor: Revista Ensaio

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação e políticas públicas em educação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 1.500 exemplares, de distribuição gratuita, Ensaio congrega, em seus Conselhos Editorial e Consultivo, educadores internacionais de notório saber, mestres e doutores nas áreas por ela abordadas, para melhor atender à sua especificidade. Avaliada no qualis CAPES como sendo A1 na área de Educação, a Ensaio é uma revista que discute a realidade da educação brasileira, além disso, prima pela amplicação do debate pois abre espaço para que pesquisadores estrangeiros publiquem estudos sobre a realidade educacional de seus países. Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões da avaliação educacional e das políticas públicas em Educação, enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras. Ensaio é pluralista do ponto de vista das ideias e das escolas de pensamento, interdisciplinar do ponto de vista das preocupações e metodologias empregadas por seus colaboradores. A revista promove intercâmbio com países da América Latina, México, Espanha, Portugal e a Comunidade de Língua Portuguesa, mantendo também a publicação de artigos em Espanhol e em Inglês. Ensaio tem sido contemplada com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CAPES/MEC, cumprindo os requisitos necessários para o recebimento de auxílio editoração. Recebeu conceito internacional "A1" na avaliação dos Periódicos Científicos em Educação realizada, em 2013, pelo Quallis/CNPq e é indexada no SciELO - Scientific Eletronic Library Online e na CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM), BBE, DOAJ, Educ@, OEI, EDUBASE, LATINDEX, REDALYC, SIBE, SCOPUS. Buscando se modernizar e atender aos novos padrões das revistas acadêmicas de excelência, a partir de 2015 a revista Ensaio adotou o sistema de submissão de artigos totalmente online. Para acessar o sistema, os autores deverão se cadastrar no site da revista e escolher um login e senha. Com estes dados em mãos, poderão não só submeter os seus artigos, mas também acompanhar todo o processo de avaliação: http://revistas.cesgranrio.org.br/ A Ensaio também adotou o ahead of print. Esta modalidade agiliza a divulgação das pesquisas, aumentando o tempo de exposição dos artigos, beneficiando diretamente nossos leitores e autores. Os artigos publicados em AOP contam com DOI e ficam disponíveis tanto no nosso site, quanto no site do Scielo até serem destinados a um número específico. Informamos também que a Ensaio continua existindo nos dois formatos, o impresso e o online, e com a mesma periodicidade. A qualidade continua sendo importante para a Ensaio e as melhorias feitas visam contribuir para o objetivo maior do periódico: a ampliação do debate sobre a Educação em tempos difíceis.

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